Tradicionalmente mobilizadas para apresentar e apreciar, do ponto de vista estético, as criações musicais, em A música de as resenhas ganham outro sentido, enfatizando o papel da perspectiva histórica na interpretação dessas obras. Em Álbuns Clássicos, os comentadores evidenciam o significado histórico dos trabalhos resenhados, mas também oferecem novas interpretações que iluminam seu caráter aberto e polissêmico. Em Novos futuros, posicionam LPs, CDs e álbuns digitais mais novos no contexto mais amplo da história da cultura e/ou da história da música feita no Brasil, e os utilizam como recursos para pensar historicamente os desafios do presente.

“Aparecida” (1975), Aparecida

“COM LICENÇA DE NZAMBI”: APARECIDA CANTA HISTÓRIA Nayara Cristina dos Santos Nayara Cristina dos Santos é paulistana residente no Rio de Janeiro. Graduada em História pela UFRJ e mestranda em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC-FGV, atua como pesquisadora no Centro de Memória do Ministério Público do Estado do…

Leia mais

“Recanto” (2011), Gal Costa

O PASSADO E O PRESENTE DE GAL COSTA EM RECANTO (2011) Felipe Aparecido de Oliveira Camargo Felipe Aparecido de Oliveira Camargo é mestrando em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (PPGH-UNESP). Atualmente desenvolve pesquisa sobre a trajetória artística de Gal Costa no Tropicalismo musical e na contracultura.…

Leia mais

“Tudo passará” (1969), Nelson Ned

EU SOU A SOLIDÃO: O TRISTE IÊ-IÊ-IÊ DE NELSON NED Eduardo Eugenio Asterito Baptista Eduardo Eugenio Asterito Baptista é mestrando em História pela UFF, onde desenvolve pesquisa sobre a música cafona durante a ditadura militar a partir da análise da carreira de Nelson Ned. Este trabalho é um desdobramento da…

Leia mais

“Pérola Negra” (1986), Jovelina Pérola Negra

AS ESTREIAS DE JOVELINA PÉROLA NEGRA Cleonice Elias da Silva Cleonice Elias da Silva é professora colaboradora na Universidade Estadual do Norte do Paraná. Doutora em História Social pela PUC-SP (2020) e mestra (2015) na mesma área e pela mesma instituição. Autora dos livros Cineastas Mulheres: um panorama histórico (2018)…

Leia mais

“Gita” (1974), Raul Seixas

ACORDES DISTORCIDOS EM ANOS DE CHUMBO: UMA ABORDAGEM DO DISCO GÎTÂ DE RAUL SEIXAS   Rodrigo Musto Flores Rodrigo Musto Flores é doutorando em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestre e licenciado em História pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisa temas relacionados à história e…

Leia mais

“Feminina” (1980), Joyce Moreno

A modernidade Feminina de Joyce, entretempos Nashla Dahás Nashla Dahás é doutora em História Social pela UFRJ, com pós-doutorado em História do Tempo Presente pela UDESC. Atua como professora colaboradora da UENP na área de Ensino de História e como revisora da Editora  Raiz Educação-RJ. Pesquisa temas relacionados às ditaduras…

Leia mais

“Luli e Lucinha” (1979), Luli e Lucinha

SALVE, A CRIANÇA DA MATA, YORIMATÃ OKÊ ARUÊ! Márcia Cristina Fráguas Márcia Cristina Fráguas é mestra em Literatura pela USP e autora da dissertação: “It´s a long way: poética do exílio na obra fonográfica de Caetano Veloso (1969-1972)”. É doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada na UERJ.  Em…

Leia mais

“Caravanas” (2017), Chico Buarque de Hollanda

A culpa deve ser do sol Luís Felipe Machado de Genaro Luís Felipe Machado de Genaro é historiador, pesquisador e escritor. Mestre pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Preparado para a nova turnê “Que tal um samba?”, que…

Leia mais

“Secos & Molhados” (1973), Secos & Molhados

MÚSICA E PERFORMANCE: ENTRE SACIS, FADAS, SECOS E MOLHADOS Fernando Muratori Costa Fernando Muratori Costa é professor de História da Universidade Federal do Piauí, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, localizado em Picos-PI. É doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, mestre em História do Brasil pela Universidade Federal…

Leia mais

“Amazon River” (1980), Paulo André Barata

“VÁ PRA RIMA QUE PEDIU!”: INSATISFAÇÃO AMAZÔNIDA DIANTE DAS INVESTIDAS “DESENVOLVIMENTISTAS” ESTRANGEIRAS Jessica Maria de Queiroz Costa Jessica Maria de Queiroz Costa é mestranda em História Social da Amazônia pela Universidade Federal do Pará. Bacharela em História pela mesma instituição e licenciada pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia. Tem experiência nas…

Leia mais

“Da lama ao caos” (1994), Chico Science & Nação Zumbi

OS SONS DE UMA CIDADE: O ÁLBUM “DA LAMA AO CAOS” E O RECIFE DA CHICO SCIENCE & NAÇÃO ZUMBI Esdras Carlos de Lima Oliveira Esdras Carlos de Lima Oliveira, pernambucano da Zona da Mata, é docente do Instituto Federal da Bahia. Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia,…

Leia mais

“Roberto Carlos” (1969), Roberto Carlos

A FÊNIX-REI VOA RUMO AO DESCONHECIDO: TEMPO, AUTENTICIDADE E (AUTO) BIOGRAFIA NO LP “ROBERTO CARLOS – 1969” Edmilson Alves Maia Júnior Edmilson Alves Maia Júnior é professor no Departamento de História – FECLESC/UECE em Quixadá-CE. Doutor em História (UFMG) e autor da tese: “O Show da Memória: Um estudo de…

Leia mais

“Terra” (1973), Sá, Rodrix & Guarabyra

“Terra” e o sonho de uma contracultura brasileira Rainer Sousa Rainer Sousa é graduado e mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e professor do Instituto Federal de Goiás. É coautor do livro História da Música Popular Brasileira para vestibulares…

Leia mais

“Refavela” (1977), Gilberto Gil

A reinvenção das rotas do Atlântico negro Carlos Eduardo Amaral de Paiva Carlos Eduardo Amaral de Paiva é professor de Sociologia no Departamento de Sociologia e Ciência Política do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, na Universidade Federal do Mato Grosso. É pesquisador da área de estudos culturais, relações étnico-raciais,…

Leia mais

“Odair José” (1973), Odair José

“Tanta coisa eu tinha guardado pra lhe dizer”: o Brasil em 1973 pelos sons e versos de Odair José Ivan Lima Ivan Lima é historiador e doutorando em História pela Universidade do Porto (Portugal). Bolsista FCT (Fundação para Ciência e Tecnologia), também é pesquisador integrado do CITCEM (Centro de Investigação…

Leia mais

“MPB Independente” (1982), Vários artistas

Independência ou morte: Um exemplo de produção musical independente no Brasil dos anos 1980 Icaro Bittencourt Icaro Bittencourt é doutorando em História pela Universidade Federal do Paraná, com graduação em História pela UFSM e mestrado em História pela UFRGS. É professor no IFC – Campus São Francisco do Sul. Atualmente…

Leia mais

“Nós vamos invadir sua praia” (1985), Ultraje a Rigor

“Nós queremos estar do seu lado”: Quando democracia e inclusão social foram temas do Ultraje a Rigor Bruno Vinícius Leite de Morais Bruno Vinícius Leite de Morais é doutorando em História Política pela Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista CNPq. Com graduação e mestrado em História pela mesma instituição,…

Leia mais

“Kabiesí” (1994), Waltel Branco

As misturas de um compositor plural Francisco Vital Okabe Francisco Vital Okabe é bacharel em Música (Produção Sonora) e mestre em Etnomusicologia pela Universidade Federal do Paraná. Conviveu com Waltel Branco durante seus últimos anos morando em Curitiba e fez um estudo de sua trajetória e obra na dissertação intitulada…

Leia mais

“Cada voz é uma mulher” (2019), Virgínia Rodrigues

Salve ela! Virgínia Rodrigues: A voz maior quando canta Marilda Santanna Marilda Santanna é cantora, com três álbuns gravados e três livros lançados pela EDUFBA, professora-doutora e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, e professora-pesquisadora do NEIM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, ambos na…

Leia mais

“Aprender a nadar” (1974), Jards Macalé

A “linha de morbeza romântica” como potência crítica e criadora Sheyla Castro Diniz Sheyla Castro Diniz é doutora e mestre em Sociologia pela Unicamp. Graduada em Música e Ciências Sociais pela UFU. Atua na interface entre Música Popular e Sociologia da Cultura. Dentre outros vários trabalhos publicados, é autora do…

Leia mais

“Concerto para Pixinguinha” (2016), Vânia Bastos e Marcos Paiva

O instrumental e o vocal na música popular brasileira: Vânia Bastos e Marcos Paiva em Concerto para Pixinguinha Virgínia de Almeida Bessa Virgínia de Almeida Bessa é pós-doutoranda e professora colaboradora do Instituto de Estudos Brasileiros da USP. Doutora em História Social, é membro do grupo de pesquisa ‘Entre a…

Leia mais

“Todo sentimento” (1989), Elizeth Cardoso e Raphael Rabello

Elizeth Cardoso viveu, cantou e se despediu com todo o sentimento Raphael Fernandes Lopes Farias Raphael Fernandes Lopes Farias é doutorando e mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista, ambos como bolsista CAPES. Pesquisador do Centro de Estudos em Música Música e Mídia – MusiMid e da rede…

Leia mais

“Milton” (1970), Milton Nascimento

Do fio da canção Luiz Henrique Assis Garcia Luiz Henrique Assis Garcia é graduado, mestre e doutor (2007) em História pela FAFICH/ UFMG. É professor do curso de Museologia e do PPG em Ciência da Informação da ECI/UFMG. É um dos coordenadores do grupo de pesquisa ESTOPIM e membro da…

Leia mais

“Pássaro emigrante” (1979), Claudya

“Só o palco pode sentir o sofrimento de um talento”: O disco autoral de Claudya Daniel Lopes Saraiva Daniel Lopes Saraiva é doutor em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É autor do livro Nara Leão: trajetória, engajamento e movimentos musicais (2018) . Suas pesquisas versam sobre…

Leia mais

“Brasil, do Guarani ao Guaraná” (1968), Sidney Miller

Do Guarani ao Guaraná: Um anti-manifesto tropicalista Tiago Bosi Concagh Tiago Bosi Concagh é mestre em História Social pela Universidade de São Paulo A primeira coisa que se faz fundamental compreender acerca do LP de Sidney Miller, Brasil, do Guarani ao Guaraná (Elenco, 1968), é que se trata de um…

Leia mais

“Cio da Terra” (1987), Pena Branca e Xavantinho

Um garimpo das Geraes: Pena Branca e Xavantinho ecoam saudade na sonoridade rural brasileira Carlos Gregório dos Santos Gianelli Carlos Gregório dos Santos Gianelli cursa doutorado em História na Universidade do Estado de Santa Catarina, onde também produziu dissertação de mestrado sobre a performance humorística da dupla Alvarenga e Ranchinho…

Leia mais

“Kisses” (2019), Anitta

Anitta e as estratégias de mercado Igor Lemos Moreira Igor Lemos Moreira é doutorando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre e Graduado em História pela mesma instituição é integrante do Laboratório de Imagem e Som, associado a ANPUH e a IASPM-AL. Dedica-se ao estudo da música…

Leia mais

“Sweet Edy” (1974), Edy Star

As “obscenas obsessões” de Edy Star em Sweet Edy (1974) Carlos Eduardo Pereira de Oliveira Carlos Eduardo Pereira de Oliveira é doutorando em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisador de história e música; trabalhou com a cena rock dos anos de 1980 em Florianópolis durante…

Leia mais

“Jackson do Pandeiro com Conjunto e Côro” (1955), Jackson do Pandeiro

Sambista, coquista, forrozeiro… As muitas identificações do “rei do ritmo” Cláudio Henrique Altieri de Campos Cláudio Henrique Altieri de Campos é músico, professor e pesquisador. Doutor em Música/Etnomusicologia PELO Instituto de Artes – UNESP; defendeu tese focada na trajetória artística de Jackson do Pandeiro e nas relações de sua música…

Leia mais

“Clara Crocodilo” (1980), Arrigo Barnabé

Um disco para ouvir e lembrar a saga do incapturável monstro sonoro de Arrigo Barnabé Juliana Wendpap Batista Juliana Wendpap Batista possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013)…

Leia mais

“Lo único que tengo” (1977), Tarancón

Te recuerdo Víctor Jara: Identidade e solidariedade latino-americana em Lo único que tengo Natália Ayo Schmiedecke Natália Ayo Schmiedecke é mestre e doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas…

Leia mais

“De pé no chão” (1978), Beth Carvalho

A madrinha do samba abre alas para o Cacique de Ramos Bruna Aparecida Gomes Coelho Bruna Aparecida Gomes Coelho é doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolve pesquisas sobre o mundo do samba na ditadura militar. O ano era 1978. O Brasil vivia sob um…

Leia mais

“Clube da esquina” (1972), Milton Nascimento e Lô Borges

As esquinas musicais de um clube imaginário Bruno Viveiros Martins Bruno Viveiros Martins é doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Autor de Som Imaginário: a reinvenção da cidade nas canções do Clube da Esquina (Editora UFMG, 2009). Curador das exposições “Canção Amiga – Clube da Esquina” e…

Leia mais

“Nação” (1982), Clara Nunes

Clara Nunes e seu canto de amor à nação Silvia Maria Jardim Brügger Silvia Maria Jardim Brügger é historiadora, mestre e doutora pela Universidade Federal Fluminense, onde também fez seu pós-doutorado, com o projeto “O canto do Brasil ,estiço: Clara Nunes e o popular na cultura brasileira”. É professora associada…

Leia mais

“Fátima Guedes” (1980), Fátima Guedes

Uma obra prima, ou O caso do disco em que todas as músicas são excelentes Jorge Luiz Marques de Moraes Jorge Luiz Marques de Moraes é doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor efetivo do Colégio Militar do Rio de Janeiro e professor efetivo titular do…

Leia mais

“Viola perfumosa” (2018), Lui Coimbra, Ceumar e Paulo Freire

O aroma dos sertões de Inezita Barroso no CD Viola perfumosa Haroldo de Resende Haroldo de Resende é doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP e professor da Universidade Federal de Uberlândia. A paulistana Inezita Barroso foi a mulher que, com seu trabalho de pesquisa musical, com sua voz…

Leia mais

“Amor é isso” (2018), Erasmo Carlos

Erasmo Carlos e um “convite para nascer de novo” Carlos Eduardo Pereira de Oliveira Carlos Eduardo Pereira de Oliveira é doutorando em História do Tempo Presente, pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisador de história da música e tem no rock sua paixão e especialidade. Trabalhou com a cena…

Leia mais

“Abraçar e agradecer” (2016), Maria Bethânia

O Brasil de Maria Bethânia: trajetória, romantismo e brasilidade em Abraçar e Agradecer Marlon de Souza Silva Marlon de Souza Silva é doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolvendo pesquisa sobre o romantismo revolucionário na obra de Maria Bethânia. É mestre e graduado em História pela…

Leia mais

“A noite do Espantalho” (1974), Sérgio Ricardo

“A noite do Espantalho”: O primeiro ‘grande encontro’ da Nova Música Nordestina Rafael Rosa Hagemeyer Rafael Rosa Hagemeyer é autor dos livros História & Audiovisual e Caminhando e cantando: o imaginário do movimento estudantil brasileiro de 1968”, e também dirigiu o vídeo-documentário “Um dia nublado: o cinema nas greves do…

Leia mais

“Tubarões voadores” (1984), Arrigo Barnabé

Arrigo Barnabé e o pop rock dos anos 1980 José Adriano Fenerick José Adriano Fenerick é professor do Departamento de História da UNESP-Franca. Autor do livro Façanhas às próprias custas: A produção musical da Vanguarda Paulista e organizador de Música popular: História, memória e identidades, entre outros trabalhos. Tubarões voadores,…

Leia mais