Tradicionalmente mobilizadas para apresentar e apreciar, do ponto de vista estético, as criações musicais, em A música de as resenhas ganham outro sentido, enfatizando o papel da perspectiva histórica na interpretação dessas obras. Em Álbuns Clássicos, os comentadores evidenciam o significado histórico dos trabalhos resenhados, mas também oferecem novas interpretações que iluminam seu caráter aberto e polissêmico. Em Novos futuros, posicionam LPs, CDs e álbuns digitais mais novos no contexto mais amplo da história da cultura e/ou da história da música feita no Brasil, e os utilizam como recursos para pensar historicamente os desafios do presente.

“Pássaro emigrante” (1979), Claudya

“Só o palco pode sentir o sofrimento de um talento”: O disco autoral de Claudya Daniel Lopes Saraiva Daniel Lopes Saraiva é doutor em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É autor do livro Nara Leão: trajetória, engajamento e movimentos musicais (2018) . Suas pesquisas versam sobre…

Leia mais

“Brasil, do Guarani ao Guaraná” (1968), Sidney Miller

Do Guarani ao Guaraná: Um anti-manifesto tropicalista Tiago Bosi Concagh Tiago Bosi Concagh é mestre em História Social pela Universidade de São Paulo A primeira coisa que se faz fundamental compreender acerca do LP de Sidney Miller, Brasil, do Guarani ao Guaraná (Elenco, 1968), é que se trata de um…

Leia mais

“Cio da Terra” (1987), Pena Branca e Xavantinho

Um garimpo das Geraes: Pena Branca e Xavantinho ecoam saudade na sonoridade rural brasileira Carlos Gregório dos Santos Gianelli Carlos Gregório dos Santos Gianelli cursa doutorado em História na Universidade do Estado de Santa Catarina, onde também produziu dissertação de mestrado sobre a performance humorística da dupla Alvarenga e Ranchinho…

Leia mais

“Kisses” (2019), Anitta

Anitta e as estratégias de mercado Igor Lemos Moreira Igor Lemos Moreira é doutorando em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Mestre e Graduado em História pela mesma instituição é integrante do Laboratório de Imagem e Som, associado a ANPUH e a IASPM-AL. Dedica-se ao estudo da música…

Leia mais

“Sweet Edy” (1974), Edy Star

As “obscenas obsessões” de Edy Star em Sweet Edy (1974) Carlos Eduardo Pereira de Oliveira Carlos Eduardo Pereira de Oliveira é doutorando em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisador de história e música; trabalhou com a cena rock dos anos de 1980 em Florianópolis durante…

Leia mais

“Jackson do Pandeiro com Conjunto e Côro” (1955), Jackson do Pandeiro

Sambista, coquista, forrozeiro… As muitas identificações do “rei do ritmo” Cláudio Henrique Altieri de Campos Cláudio Henrique Altieri de Campos é músico, professor e pesquisador. Doutor em Música/Etnomusicologia PELO Instituto de Artes – UNESP; defendeu tese focada na trajetória artística de Jackson do Pandeiro e nas relações de sua música…

Leia mais

“Clara Crocodilo” (1980), Arrigo Barnabé

Um disco para ouvir e lembrar a saga do incapturável monstro sonoro de Arrigo Barnabé Juliana Wendpap Batista Juliana Wendpap Batista possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2009), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013)…

Leia mais

“Lo único que tengo” (1977), Tarancón

Te recuerdo Víctor Jara: Identidade e solidariedade latino-americana em Lo único que tengo Natália Ayo Schmiedecke Natália Ayo Schmiedecke é mestre e doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas…

Leia mais

“De pé no chão” (1978), Beth Carvalho

A madrinha do samba abre alas para o Cacique de Ramos Bruna Aparecida Gomes Coelho Bruna Aparecida Gomes Coelho é doutoranda em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, desenvolve pesquisas sobre o mundo do samba na ditadura militar. O ano era 1978. O Brasil vivia sob um…

Leia mais

“Clube da esquina” (1972), Milton Nascimento e Lô Borges

As esquinas musicais de um clube imaginário Bruno Viveiros Martins Bruno Viveiros Martins é doutor em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Autor de Som Imaginário: a reinvenção da cidade nas canções do Clube da Esquina (Editora UFMG, 2009). Curador das exposições “Canção Amiga – Clube da Esquina” e…

Leia mais

“Nação” (1982), Clara Nunes

Clara Nunes e seu canto de amor à nação Silvia Maria Jardim Brügger Silvia Maria Jardim Brügger é historiadora, mestre e doutora pela Universidade Federal Fluminense, onde também fez seu pós-doutorado, com o projeto “O canto do Brasil ,estiço: Clara Nunes e o popular na cultura brasileira”. É professora associada…

Leia mais

“Fátima Guedes” (1980), Fátima Guedes

Uma obra prima, ou O caso do disco em que todas as músicas são excelentes Jorge Luiz Marques de Moraes Jorge Luiz Marques de Moraes é doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor efetivo do Colégio Militar do Rio de Janeiro e professor efetivo titular do…

Leia mais

“Viola perfumosa” (2018), Lui Coimbra, Ceumar e Paulo Freire

O aroma dos sertões de Inezita Barroso no CD Viola perfumosa Haroldo de Resende Haroldo de Resende é doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP e professor da Universidade Federal de Uberlândia. A paulistana Inezita Barroso foi a mulher que, com seu trabalho de pesquisa musical, com sua voz…

Leia mais

“Amor é isso” (2018), Erasmo Carlos

Erasmo Carlos e um “convite para nascer de novo” Carlos Eduardo Pereira de Oliveira Carlos Eduardo Pereira de Oliveira é doutorando em História do Tempo Presente, pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Pesquisador de história da música e tem no rock sua paixão e especialidade. Trabalhou com a cena…

Leia mais

“Abraçar e agradecer” (2016), Maria Bethânia

O Brasil de Maria Bethânia: trajetória, romantismo e brasilidade em Abraçar e Agradecer Marlon de Souza Silva Marlon de Souza Silva é doutorando em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolvendo pesquisa sobre o romantismo revolucionário na obra de Maria Bethânia. É mestre e graduado em História pela…

Leia mais

“A noite do Espantalho” (1974), Sérgio Ricardo

“A noite do Espantalho”: O primeiro ‘grande encontro’ da Nova Música Nordestina Rafael Rosa Hagemeyer Rafael Rosa Hagemeyer é autor dos livros História & Audiovisual e Caminhando e cantando: o imaginário do movimento estudantil brasileiro de 1968”, e também dirigiu o vídeo-documentário “Um dia nublado: o cinema nas greves do…

Leia mais

“Tubarões voadores” (1984), Arrigo Barnabé

Arrigo Barnabé e o pop rock dos anos 1980 José Adriano Fenerick José Adriano Fenerick é professor do Departamento de História da UNESP-Franca. Autor do livro Façanhas às próprias custas: A produção musical da Vanguarda Paulista e organizador de Música popular: História, memória e identidades, entre outros trabalhos. Tubarões voadores,…

Leia mais