RENATO CORRÊA
Renato Corrêa é o nome artístico e abreviado do cantor, compositor e produtor musical Renato Corrêa José Maria. Carioca da gema, nasceu no Rio de Janeiro em 1944, e é um dos sete irmãos de uma família de músicos. Sua carreira é marcada não só pelas interpretações ao lado do grupo vocal Golden Boys, mas também por composições que foram cantadas por grandes nomes, como Roberto Carlos e Erasmo Carlos, e pela produção de discos de artistas como Gonzaguinha e Zé Ramalho. Nesta entrevista concedida ao “A Música de”, Renato Corrêa percorre por suas memórias e compartilha um pouco de sua experiência no mundo da música.
Escute Renato Corrêa
As três sugestões imperdíveis de “A música de”
- Pensando nela canção que da título ao disco de 1967, lançado pela Odeon. A música é uma versão da canção Bus Stop, composição original de Graham Gouldman e a versão é assinada por Rossini Pinto.
- Alguém Na Multidão, sucesso do disco de 1966. A canção cantada de norte a sul do país foi composta por Rossini Pinto.
- Velhas Histórias é a última faixa do disco Fumacê (1970). É uma das canções que Renato Corrêa compôs com Guttemberg Guarabyra, juntos construíram uma parceria de sucesso.
A ARTISTA EM UMA IMAGEM
Fotografia é história
"A MÚSICA DE" ENTREVISTA RENATO CORRÊA
PARTE 1/3
Na primeira parte, Renato Corrêa compartilha que as influências musicais e o gosto pela música vieram pelo fato de ele e os irmãos ouvirem rádio no ambiente familiar. O artista vem de uma família de sete irmãos, todos ligados à música, e conta que parte deles começaram a cantar em festas no colégio, e em clubes. Ele, seus dois irmãos Roberto e Ronaldo Corrêa, e o colega Valdir Anunciação, formaram o grupo Quarteto Estrela. Após alcançarem o primeiro lugar em uma apresentação em um programa de calouros da Rádio Mauá foram convidados a participarem do programa de forma regular. A partir de então a carreira começou. Ser artista, contudo, não era algo que estava no horizonte de expectativa para Renato. Passaram a fazer shows, e em 1959 gravaram um LP, que carregou o novo nome do grupo, Golden Boys. Contratados pela Odeon participavam de forma regular do programa Jovem Guarda, da TV Record. Nessa primeira parte, o artista fala ainda do início de sua carreira de compositor.
PARTE 2/3
Na segunda parte, o artista comenta sobre a presença dos Golden Boys nas paradas de sucesso, o qual se deu, em grande medida, com as gravações na Odeon, e sobre os shows realizados pelo grupo Brasil afora. Uma curiosidade dessa segunda parte, compartilhada por Renato Corrêa, é que a primeira grande aparição da cantora Beth Carvalho foi com o grupo, que em 1968, participou, como intérprete, do Festival Internacional da Canção, ao lado da cantora, com a música “Andança”. O cantor lembra, ainda, sobre alguns processos de criação e parcerias, e sobre alguns bastidores de sua vida artística, como quando foi contratado como produtor pelo Odeon.
PARTE 3/3
Na última parte, Renato Corrêa relembra sobre a produção de discos de cantores como Claudya, Gonzaguinha e Beth Carvalho, por exemplo, e sobre como era o processo de entender a proposta dos artistas durante a produção, o diálogo, seja como produtor em gravadora, seja como freelancer. Ao compartilhar essas e outras memórias, admite que gostava muito mais de ser produtor do que artista, e que nesse trabalho, aprendeu muito sobre como os artistas famosos se comportavam em termos profissionais, alegando que a oportunidade de conviver com grandes nomes no ambiente do estúdio, mudou sua vida e sua concepção do universo musical.