Rock underground do virtual ao local: a cena de Florianópolis (1999 – 2006)
Autor(a)
Gustavo Steinmacher
Orientador(a)
Profa. Dra. Márcia Ramos de Oliveira / Prof. Dr. Emerson de César Campos
Instituição
Universidade do Estado de Santa Catarina
Tipo de pesquisa
Mestrado
Data de defesa
20 de dezembro de 2022
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Como você resumiria sua pesquisa em uma frase?
Um estudo da cena de rock underground de Florianópolis (1999 – 2006) a partir de seus vestígios na internet.
Qual a questão central da sua pesquisa?
Identificar as redes de sociabilidade e os códigos éticos e estéticos que formavam a cena de Florianópolis no início dos anos 2000, analisando-a em continuidade com seus desenvolvimentos nas décadas anteriores e relacionando-a com o contexto mais amplo do rock na virada do século.
Que fontes e métodos você utilizou?
As principais fontes foram um conjunto de 28 fonogramas produzidos nessa cena, os quais foram recolhidos em diferentes acervos virtuais e analisados em suas dimensões sonora, textual e gráfica. Também foram utilizados textos (entrevistas, releases, reportagens…) postados na internet, assim como páginas de redes sociais como o MySpace. A natureza virtual das fontes também me levou a trabalhar com métodos da história digital e ferramentas como Internet Archive, Discogs e Metal Archives.
Quais foram suas principais conclusões?
Um primeiro resultado importante foi a construção de um acervo fonográfico da cena florianopolitana, assim como o mapeamento de seus vestígios e lacunas nos espaços virtuais. Percebi o período estudado como um contexto de ampliação do underground ilhéu, em que se pode observar a diversificação dos estilos gravados, a profissionalização das produções, e a circulação de bandas para além do nível local. Também identifiquei as pessoas e coletivos que participaram mais ativamente na produção e circulação do rock na capital catarinense. Por fim, com a análise estética dos fonogramas reconheci as diferentes formas como as bandas expressam musicalmente o sistema de valores implicado na noção de underground, assim como as dinâmicas local/global presentes nessas produções.
Onde podemos ler seu trabalho?
A dissertação está disponível no acervo digital da UDESC:
https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/0000b4/0000b458.pdf.
Cite cinco das suas principais referências bibliográficas.
- BRÜGGER, Niels. The archived web: doing history in the digital age. MIT Press, 2018.
- JACQUES, Tatyana de Alencar. Comunidade rock e bandas independentes de Florianópolis: uma etnografia sobre socialidade e concepções musicais. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
- MOTA, Rodrigo de Souza. Mané Beat – Coletividade e identidade musicais em Florianópolis (1994-2016). Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018
- NEUMANN, Ricardo. A cena musical alternativa norte-nordeste catarinense entre 1990 e 2010: das ruas aos espaços virtuais. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017
- SÁ, Simone Pereira de; JANOTTI Jr., Jeder (orgs.). Cenas Musicais. Guararema (SP): Anadarco, 2013