O show da memória: Um estudo de narrativas (auto)biográficas sobre o “Rei” Roberto Carlos (1991-2015)
Autor(a)
Edmilson Alves Maia Junior
Orientador(a)
Prof. Dr. João Pinto Furtado
Instituição
Universidade Federal de Minas Gerais
Tipo de pesquisa
Doutorado
Data de defesa
19 de junho de 2015
![Roberto Carlos](https://amusicade.com/wp-content/uploads/2023/01/Captura-de-tela-2023-01-05-215924.png)
Como você resumiria sua pesquisa em uma frase?
Estudei a constituição de memórias por diversos atores sociais (mídias impressa e televisiva, fãs, o próprio artista, sua produção etc) sobre a vida e obra de Roberto Carlos.
Qual a questão central da sua pesquisa?
Como foram elaboradas dadas narrativas (auto) biográficas, sobre o artista, em seus padrões e seus elementos, e quais suas imbricações com a tessitura das temporalidades históricas tendo em vista o debate de memórias da ditadura, das imagens de passado e de futuro do Brasil?
Que fontes e métodos você utilizou?
Discos, programas de TV, revistas, jornais, livros biográficos, história oral.
Quais foram suas principais conclusões?
Diversas narrativas biográficas e autobiográficas sobre o “Rei Roberto Carlos” contaram sua vida em dados recortes e intencionalidades, mobilizaram significados do mito na vida social e na organização do tempo histórico em dadas direções. Destaque para o que chamo de “show da memória” a partir de 1991 quando se passou paulatinamente a comemorar a trajetória do “Rei” como principal estratégia de sua carreira em meio ao regime de historicidade presentista e a “febre mnemônica” na Indústria Cultural. Mídias, a produção do artista e seus fãs criaram ou participaram de eventos, coleções, projetos especiais. Inúmeras comemorações que celebraram narrativamente a vida do menino de infância difícil em Cachoeiro de Itapemirim, que superou intensos obstáculos até obter o reconhecimento através de inesquecíveis conquistas, enfrentando duros “golpes do destino” sem nunca perder a fé e a humildade, mantendo-se fiel a sua “verdade”, a sua “autenticidade”.
Onde podemos ler seu trabalho?
http://historia.fafich.ufmg.br/tese_defesas_detalhes.php?aluno=419
Cite cinco das suas principais referências bibliográficas.
- HARTOG, François. Regimes de Historicidade. Presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autentica, 2013.
- HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela Memória. Arquitetura, Monumentos, Mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
- LEJEUNE, Philippe. O Pacto Autobiográfico. De Rousseau a Internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
- RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
- TRILLING, Lionel. Sinceridade & Autenticidade. A Vida em Sociedade e a Afirmação do Eu. São Paulo: E-realizações, 2014.