Brazilian Rock in the Context of Redemocratization
Autor(a)
Alexandra Lemos Zagonel
Orientador(a)
Prof. Dr. Jerry Dávila
Instituição
Universidade da Carolina do Norte, Charlotte
Tipo de pesquisa
Mestrado
Data de defesa
Dezembro de 2012
Como você resumiria sua pesquisa em uma frase?
A produção e a massificação do rock brasileiro nos anos 80 refletiu as ambiguidades que permearam o momento de transição política entre governos militar e civil.
Qual a questão central da sua pesquisa?
A questão inicial que impulsionou minha pesquisa foi: por que o rock brasileiro foi tão negligenciado como objeto de estudo acadêmico? E durante o processo de pesquisa, outra questão norteou o meu trabalho: até que ponto o rock brasileiro, mesmo depois de ter se politizado e massificado nos anos 80, logrou legitimar-se como parte da cultura nacional?
Que fontes e métodos você utilizou?
Dentre fontes primárias usei letras de músicas e discursos reproduzidos em matérias de jornais e revistas, folhetos de propaganda, biografias, documentos fotográficos, filmes, documentários e entrevistas de história oral com músicos, jornalistas, críticos de música e produtores culturais. Como embasamento teórico, usei as noções de Pierre Bourdieu sobre produção cultural e legitimação artística, para argumentar que os processos de massificação e politização do rock dos anos 80 fizeram parte de um contexto histórico cultural marcado por crises e oportunidades econômicas e políticas. Para embasar essa contextualização usei fontes secundárias sobre música no Brasil e América Latina, sobre a ditadura e sobre indústria cultural.
Quais foram suas principais conclusões?
Embora tenha sido comercializado e vendido como um estilo original, moderno, rebelde e contestador, símbolo de uma abertura democrática, o rock brasileiro e os eventos massivos que o divulgaram (como o Rock in Rio) refletiram, reproduziram, e deram continuidade aos velhos discursos e tradições nacionalistas defendidas tanto por militares como por militantes de esquerda.
Onde podemos ler seu trabalho?
No repositório de dissertações de mestrado da Biblioteca da Universidade da Carolina do Norte, J. Murrey Atkins Library.
Cite cinco das suas principais referências bibliográficas.
- Márcia Tosta Dias, Os Donos da Voz: Indústria Fonográfica Brasileira e Mundialização da Cultura (São Paulo: Boitempo Editorial, 2001)
- Deborah Pacini Hernandes et al, Rocking las Americas: The Global Politics of Rock in Latin/o America (Pittsburg: The University of Pittsburg Press, 2004).
- Arthur Dapieve, Brock: O Rock Brasileiro dos Anos 80 (São Paulo: Editora 34, 2005)
- Idelber Avelar e Christopher Dunn, ed. Brazilian Popular Music and Citizenship (Durham: Duke University Press, 2011)
- Charles Perrone e Christopher Dunn, Brazilian Popular Music and Globalization (London: Routledge, 2002).