A crista é a parte mais superficial da onda: mediações culturais na MPB (1968-1982)
Autor(a)
Luisa Quarti Lamarão
Orientador(a)
Denise Rollemberg Cruz
Instituição
Universidade Federal Fluminense
Tipo de pesquisa
Doutorado
Data de defesa
Março de 2012
![História da música popular brasileira](https://amusicade.com/wp-content/uploads/2020/10/Sem-titulo-2.png)
Como você resumiria sua pesquisa em uma frase?
Um estudo que privilegia o conceito da mediação cultural para compreender o sucesso simbólico e comercial da Música Popular Brasileira entre os anos de 1968 e 1982.
Qual a questão central da sua pesquisa?
A importância da atuação de críticos musicais, empresários e produtores na divulgação e consolidação da MPB no mercado entre os anos de 1968 e 1982.
Que fontes e métodos você utilizou?
Para exemplificar o conceito de mediação cultural, foram examinados os fascículos História da Música Popular Brasileira, da Editora Abril, que apresentava um encarte com a biografia e análises da obra do artista e um LP com suas principais músicas; os artigos de diferentes veículos de três jornalistas da chamada nova onda de críticos musicais: Ana Maria Bahiana; Nelson Motta e Tárik de Souza; e os shows do “Circuito Universitário”, série de espetáculos de MPB que percorreram cidades universitárias e capitais do Sudeste do Brasil.
Quais foram suas principais conclusões?
A pesquisa demonstrou que o êxito simbólico e comercial da MPB deveu-se também a outros elementos que permitiram a aproximação da música com o público, como os críticos musicais, empresários e produtores – classificados como mediadores culturais. Ao proporcionarem a circulação dessa mercadoria, eles facilitaram o acesso do público a ela, reafirmando valores caros ao projeto de diferentes veículos de comunicação que lucravam com essa atividade. Assim, eles auxiliaram na divulgação das músicas, dos artistas e das práticas que englobaram a construção da instituição sócio-política chamada MPB.
Onde podemos ler seu trabalho?
A pesquisa resultou na publicação do livro A crista é a parte mais superficial da onda: Mediações culturais na MPB (1968-1982), pela Editora Prismas, em 2017.
Cite cinco das suas principais referências bibliográficas.
- DIAS, Márcia Tosta. Os donos da voz – indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo, 2000.
- MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
- MIDDLETON, Richard. Studying Popular Music. Philadelphia: Open University Press, 1990.
- NAPOLITANO, Marcos. A síncope das idéias. A questão da tradição na música popular brasileira. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2007.
- NAVES, Santuza Cambraia. & DUARTE, Paulo Sérgio. Do samba-canção à tropicália. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2003.