A caneta e a tesoura: dinâmicas e vicissitudes da censura musical no regime militar
Autor(a)
Cecília Riquino Heredia
Orientador(a)
Marcos Francisco Napolitano de Eugênio
Instituição
FFLCH/USP
Tipo de pesquisa
Mestrado
Data de defesa
2015
Como você resumiria sua pesquisa em uma frase?
A pesquisa realiza um estudo quantitativo e qualitativo sobre o funcionamento da censura musical durante o regime militar brasileiro, tendo como principais objetos as motivações ao veto, o imaginário social dos censores, a produção de pareceres, o processo de centralização dos órgãos de censura e a utilização da legislação elaborada para a atividade censória.
Qual a questão central da sua pesquisa?
A principal questão desta pesquisa gira em torno da preocupação em estabelecer como as dinâmicas, vicissitudes e tensões intrínsecas à atividade censória musical durante o regime militar estão presentes no discurso desses técnicos e nas decisões quanto ao veto de obras musicais e, ao mesmo tempo, analisar como é demonstrada, nos documentos analisados, a inserção da atividade censória no aparato repressivo do Estado autoritário.
Que fontes e métodos você utilizou?
Utilizando a metodologia proposta tanto no campo da História Quantitativa quanto pela Nova História política, analisou-se um corpo documental composto por corpo documental constituído por pareceres de letras musicais, correspondências trocadas pelos órgãos ligados à censura e pela legislação censória.
Quais foram suas principais conclusões?
Os principais resultados da pesquisa podem ser sistematizadas como o mapeamento dos principais discursos e ideias que embasavam os pareceres dos censores; a determinação das principais motivações ao veto (moral, política, social, estética e gramatical), de forma quantitativa e qualitativa, e da relação estabelecida entre estas elas (tanto no imaginário do censor quanto na utilização do aparato censório pelo Estado autoritário); o estabelecimento de relações multifacetadas entre atividade censória, autores e indústria fonográfica e, por fim, a identificação de um imaginário social compartilhado pelos agentes censórios, baseado, concomitantemente, em um passado intelectual, nas demandas do regime militar, no anticomunismo e em uma cruzada moral da quais os técnicos acreditavam estar fazendo parte.
Onde podemos ler seu trabalho?
Está disponível no banco de teses da USP: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-08072015-120328/pt-br.php
Cite cinco das suas principais referências bibliográficas.
- CARNEIRO, Ana Marília. Signos da política, representações da subversão: a Divisão da Censura de Diversões Públicas na ditadura militar brasileira. 2013. Dissertação (Mestrado em História) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
- CAROCHA, Maika Lois. Pelos versos das canções: um estudo sobre o funcionamento da censura musical durante a ditadura militar brasileira (1964-1985). 2007. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
- GARCIA, Miliandre. Ou vocês mudam ou acabam: teatro e censura na ditadura militar. 2008. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
- NAPOLITANO, Marcos. A MPB sob Suspeita: censura musical vista pela ótica dos serviços de vigilância política (1968-1981). Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 47, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-01882004000100005>. Acesso em: 20/06/2013.
- STEPHANOU, Alexandre Ayub. O procedimento racional e técnico da censura federal brasileira como órgão público: um processo de modernização burocrática e seus impedimentos (1964-1988). 2004. Tese (Doutorado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.