“ERA UM GAROTO QUE COMO EU AMAVAOS BEATLES E OS ROLLING STONES”: Rock e cultura jovem no Brasil por uma perspectiva comparada (1963-1969 x 1982-1987).
Autor(a)
Luís Fellipe Fernandes Afonso
Orientador(a)
Prof. Dr. Bruno Sciberras de Carvalho
Instituição
Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ)
Tipo de pesquisa
Doutorado
Data de defesa
05 de Setembro de 2022
Como você resumiria sua pesquisa em uma frase?
A música tem poder.
Qual a questão central da sua pesquisa?
Discutir as disputas políticas dentro do campo musical brasileiro durante a Ditadura Civil Militar (1964-1985) e como isso influenciou na consolidação do rock como música brasileira.
Que fontes e métodos você utilizou?
Periódicos, entrevistas ao MIS, entrevista ao autor, apresentações dos artistas no Youtube, programas de TV, biografias e fontes memorialistas.
Quais foram suas principais conclusões?
A consolidação do rock em um estilo brasileiro passou por um processo de disputas dentro do campo musical brasileiro que pertencem aos conflitos ocorridos durante a Ditadura Civil Militar. Junto a isso, pude perceber que a música faz parte da ação política, atuando como uma força na sociedade, não podendo ser vista apenas como um elemento passivo. Ao mesmo tempo em que ela reproduz certo pensamento, ela também influencia o meio em que é executada ao mobilizar grupos sociais a partir de seus estilos.
Onde podemos ler seu trabalho?
A princípio ele está disponível apenas na biblioteca do IFCS-UFRJ, em sua versão física, mas não deve demorar a ser disponibilizada a versão digital. Caso alguém tenha interesse, é só entrar em contato comigo que envio o arquivo.
Cite cinco das suas principais referências bibliográficas.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro, editora Bertrand Brasil, 1989.
BRYAN, Guilherme. Quem tem um sonho não dança: cultura jovem brasileira nos anos 80. RJ, Record, 2004.
FRITH, Simon. Performing rite: on the value of popular music. Cambridge, Massachussets, Harvard University Press, 1998.
MATTERN, Mark. Acting in Concert: Music, Community and Political Action. New Jersey, Rutgers University Press. 1998.
STREET, John. Music and Politics. Cambridge, Polity Press, 1° edição, 2012.