As identidades na música de Emicida: História, Poesia e Comunidade
Autor(a)
Bruna Andrade Benjamim de Souza
Orientador(a)
Prof. Dr. Márcio Roberto Voigt
Instituição
Universidade Federal de Santa Catarina
Tipo de pesquisa
Mestrado
Data de defesa
06 de Outubro 2023
Como você resumiria sua pesquisa em uma frase?
A construção de identidades simbólicas por através do rap.
Qual a questão central da sua pesquisa?
Qual a contribuição de Emicida para produção e fortalecimento de identidades simbólicas através das possíveis narrativas construídas por meio do rap?
Que fontes e métodos você utilizou?
“Um corpus documental incluindo, músicas do rapper que nos ajudam a contextualizar parte da sua trajetória, como “Triunfo” (2008), “Vai Ser Rimando”, “Cidadão” e “Soldado Sem Bandeira” (2009), “E Agora?” (2010), “Obrigado Darcy! (2014), além do álbum “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa” (2015), entrevistas em formato de vídeo e texto, videoclipes e documentário “Sobre Nóiz” (2017) relacionado ao álbum e sua viagem para Luanda, Cabo Verde e Madagascar”.
Quais foram suas principais conclusões?
“O objetivo principal deste trabalho foi adentrar na discussão sobre rap e identidade buscando compreender a construção de narrativas que moldam identidades através da música. As nuances dessas identidades perpassam a construção de comunidades imaginadas que enfatizam a identificação da mesma forma que nos alerta sobre as distinções vigentes no interior da comunidade. Através da pergunta problema que delineou os sentidos desse trabalho, reconhecer a contribuição de Emicida na construção e fortalecimento dessas identidades simbólicas levantadas no corpus nos permitiu localizar os principais sujeitos que compõem essas comunidades imaginadas: pessoas negras. As articulações teóricas levantadas nos possibilitaram apresentar como essas identidades se reinventam quando analisadas através da raça tornando-as identidades negras simbólicas. As questões que envolvem o negro estão entrelaçadas no rap da primeira geração bem como nas obras de Emicida de tal maneira que percorreu este trabalho delimitando caminhos para compreensão da narrativa construída por meio da música”.
Onde podemos ler seu trabalho?
Link:
https://mobile.repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252289
Cite cinco das suas principais referências bibliográficas.
HALL, Stuart. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Trad e org. Liv Sovik. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003
PITTA, Alexandre Carvalho. O rap do fim do mundo: modernidade tardia brasileira e insurgência nas canções de Criolo e Emicida. 2019. 237 f. Tese (Doutorado- Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura)– Universidade Federal da Bahia, Instituto de Letras, 2019.
D’ANDREA, Tiarajú Pablo. A formação dos sujeitos periféricos: cultura e política na periferia Paulo. Universidade de São Paulo. 2013.
GILROY, Paul. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. 34. ed. Rio de Janeiro: Universidade Candido Mendes, Centro de Estudos Afro-Asiáticos, 2001.
TEPERMAN, Ricardo. Se liga no som: as transformações do rap no Brasil. São Paulo: Claro Enigma, 2015