Os cavaleiros e os moinhos: mediações culturais entre o nacional-popular e o tropicalismo na produção musical de João Bosco e Aldir Blanc (1972-1980)
Autor(a)
Daniel Henrique França Lunardelli
Orientador(a)
Profa. Dr. Márcio Roberto Voigt
Instituição
Universidade Federal de Santa Catarina
Tipo de pesquisa
Mestrado
Data de defesa
2022
Como você resumiria sua pesquisa em uma frase?
Mediações culturais entre o nacional-popular e tropicalismo.
Qual a questão central da sua pesquisa?
Refletir acerca das propostas estéticas do nacional-popular e do tropicalismo no quadro de modificação e expansão da indústria cultural a partir da década de 1970. Nesse sentido, o trabalho procura evidenciar as aproximações e as tensões entre as duas correntes artísticas, compreendendo que a discografia escolhida como objeto de análise proporciona o levantamento de uma série de questões para o debate da canção popular no período.
Que fontes e métodos você utilizou?
Jornais impressos, entrevistas e fonogramas. História Global.
Quais foram suas principais conclusões?
Foi possível observar uma série de tensões e aproximações entre o nacional-popular e o Tropicalismo na obra de João Bosco e Aldir Blanc. Algumas canções exemplificam esse movimento, ora adquirindo características de uma vertente, ora de outra, ou ainda combinando ambas.
Onde podemos ler seu trabalho?
Biblioteca Universitária UFSC
Cite cinco das suas principais referências bibliográficas.
- NAPOLITANO, M. Coração civil: a vida cultural brasileira sob o regime militar (1964- 1985). Ensaio histórico. São Paulo: Intermeios, 2017.
- RIDENTI, M. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. São Paulo: Unesp, 2014.
- CONRAD, Sebastian. História global: uma nueva visión para el mundo actual. Barcelona: Planeta, 2017.
- WILLIAMS, R. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
- WILLIAMS, R. Cultura e materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.