Quem somos

A música de: História (pública) da música do Brasil é um projeto realizado por um coletivo de historiadores que escutam música popular brasileira e as memórias de quem a pensa, elabora e executa. Iniciado em 2019, objetiva fomentar, produzir, reunir e divulgar depoimentos e estudos que aproximem história, memória e as mais diferentes vertentes da música feita no Brasil.

Entre em contato conosco para contribuir para o projeto, enviar dúvidas e sugestões, e propor pesquisas em parceria: amusicade@outlook.com.

Enviar

Equipe

Daniel Lopes Saraiva

Editor

Historiador, mestre em História pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e doutor em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), onde desenvolveu pesquisa sobre a música nordestina nos anos 1970 e 1980.

Ricardo Santhiago

Editor

É professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Graduado em Comunicação Social (PUC-SP), mestre e doutor em História Social (USP), com pós-doutorado em História (UFF). É especializado em história oral, história pública e história da arte e da cultura brasileiras.

Thais Mesquita

Ilustradora

Graduada em artes visuais pela UFMG e mestranda em Média Art & Design pela Bauhaus Universität-Weimar, ilustradora, concept artist e artista gráfica. Trabalha com ilustrações editoriais e desenvolvimento de conceitos criativos para diversas produções artísticas.

Nashla Dahás

Editora de seção

Pós-doutoranda e professora colaboradora do PPGH-UDESC, sob a supervisão da professora Dra. Mariana Joffily. O estágio pós-doutoral está inserido no PNPD e conta com financiamento da CAPES. Temas gerais de pesquisa: Os sentidos da Revolução na América Latina contemporânea; ditaduras militares e transições democráticas na região.

Carlos Eduardo Pereira de Oliveira

Editor de seção

Doutorando em História do Tempo Presente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Pesquisador de história da música, tem no rock sua paixão e especialidade. Trabalhou com a cena de rock em Florianópolis nos anos 1980, durante seu mestrado. Atualmente no doutorado, pesquisa as histórias da MTV Brasil.

Editor de vídeo

Raffael Righez é graduando em Cinema e Audiovisual na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Participou da produção de dezenas de curtas exibidos em âmbito nacional e internacional.

Dados da publicação

Periodicidade

Publicação em fluxo contínuo, com periodicidade semestral (duas edições por ano).

ISSN

2675-3014